* * REGULAMENTO * *

 

1. ORGANIZAÇÃO – A Câmara Municipal de Penacova organiza, no próximo dia 27 de Agosto de 2017, em colaboração com a Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada e TERRAS DE AVENTURA, um TRAIL (21 km) e um MINI-TRAIL (12,6 km) em montanha, bem como uma caminhada (10 km) nas margens do rio Mondego denominado 10ª CORRIDA DOS MOINHOS DE PENACOVA.

A 10ª CORRIDA DOS MOINHOS DE PENACOVA encontra-se integrada no CIRCUITO NACIONAL DE MONTANHA 2017 e rege-se pelo Regulamento Geral de Corridas em Montanha da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (www.fpme.org) e pelo presente regulamento específico em todos os aspetos não previsto no atrás referido Regulamento Geral de Corridas em Montanha.

 

2. PARTICIPAÇÃO – Actividade aberta à participação de todos, federados ou populares, em representação individual ou colectiva (Escolas, Clubes, Associações Desportivas, etc.) sem distinção de género ou nacionalidade, depois de devidamente inscritos.

 

3. PERCURSO – Percurso competitivo sinalizado com fita plástica nos troços de terra e marcas de tinta nas partes de asfalto.

TRAIL (21 km) Partida às 8h30m para um percurso, na distância de 21 km (990 m. D+), com partida e chegada no areal da Praia Fluvial do Reconquinho (51 metros), na margem esquerda do rio Mondego.

Acentuada subida inicial, em direção à zona histórica de Penacova, e posterior descida à Quinta da Ribeira, pela escadaria de acesso a esse local, seguindo-se alternância de subidas e descidas percorrendo trilhos pedestres, veredas, caminhos e estradas municipais que levarão os participantes a passar pela Ribeira da Presa, Ponte da Galiana, fornos de cal de Casal de Santo Amaro, núcleo de moinhos de vento de Gavinhos, Espinheira, núcleo de moinhos da Portela (ponto mais elevado do percurso - 476 metros), moinho do Aviador, Ponte e Quinta da Ribeira, ponto a partir do qual os atletas irão efetuar o percurso inicial, em sentido contrário até à meta, instalada na Praia Fluvial do Reconquinho, com meta instalada poucos metros após a passagem da ponte pedonal sobre o rio Mondego.

Quatro postos de abastecimento (5 km, 8 km, 12 km, 16 km), com água e bebida isotónica, mais posto de abastecimento final (líquidos e sólidos).

MINI-TRAIL (12,6 km) Partida às 8h45m para um percurso competitivo, na distância de 12,6 km (670 m. D+), com partida e chegada no areal da Praia Fluvial do Reconquinho (51 metros), na margem esquerda do rio Mondego. 5 quilómetros iniciais e finais coincidentes com o percurso longo, alternando as subidas e descidas constantes e a diversão que o trail proporciona.

CAMINHEIROS – Participantes em passeio pedestre não competitivo, acompanhados de guias locais que farão a interpretação da região. Partida às 8h45m, coincidente com a hora e local dos atletas do MINI-TRAIL (Praia Fluvial do Reconquinho), seguindo-se um percurso pedestre, na distância de aproximada de 10 km, utilizando os carreiros pedestres na margem esquerda do rio Mondego até à ponte do Louredo, onde passam para a margem contrária e continuam até à povoação de Rebordosa, onde será servido pequeno-almoço tradicional antes do regresso à meta.

 

4. SECRETARIADO A funcionar, a partir das 7h30m de 27 de AGOSTO de 2017, junto ao bar de apoio à Praia Fluvial do Reconquinho,. Os dorsais dos atletas são considerados pertença da organização até à sua entrega ao próprio participante mediante apresentação de documento comprovativo da identidade.

 

5. CONTROLO DE PARTIDA A anteceder a partida será feito um controlo de dorsais e equipamento dos concorrentes, devendo os mesmos apresentar-se com equipamento apropriado para uma competição destas características, segundo o prescrito no Regulamento de Corridas em Montanha da FPME, bem como afixarem no peito, com recurso a 4 alfinetes do próprio concorrente, o nº identificativo, sem dobrar, rasgar ou ocultar qualquer dado ou patrocinador que nele conste, sendo impedida a participação a todo o concorrente que não cumpra com o estipulado neste regulamento.

 

6. ESCALÕES

ATLETAS - 10ª CORRIDA DOS MOINHOS DE PENACOVA (21 km)

Masculinos

Elite M (18 a 39 anos)        M40 (40 a 44 anos)       M45 (45 a 49 anos)

M50 (50 a 54 anos)            M55 (55 a 59 anos)       M60 (+ de 60 anos)

 

Femininos

Elites F (18 a 39 anos)       F40 (+ de 40 anos)

 

NOTA: as idades indicadas referem-se ao dia da prova, obrigando-se os atletas a competir no escalão correspondente à sua idade no dia da competição.

ATLETAS - MINI-TRAIL DOS MOINHOS DE PENACOVA (12,6 km)

Masculinos – Escalão único para concorrentes nascidos em 1998 ou anteriores

Femininos – Escalão único para concorrentes nascidas em 1998 ou anteriores

CAMINHEIROS (10 km) - Participantes, sem distinção de género ou idade, numa marcha pedestre de montanha sem intuitos competitivos, a realizar em trajeto idêntico ao percurso curto dos atletas, com partida e chegada nos mesmos locais.

     

7. INSCRIÇÕES INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Recebidas, até às 24 horas de 20 de Agosto de 2017, via página web da prova, com preenchimento do formulário de inscrições nela constante, acompanhadas de cópia digitalizada do comprovativo de transferência bancária, correspondente à taxa de inscrição, segundo os prazos e valores adiante indicados.

* * * VALORES DA TAXA DE INSCRIÇÃO * * *

 

27 de julho a 15 de agosto

16 a 20 de agosto

Caminheiros até aos 11 anos

X

X

Caminheiros dos 12 aos 17 anos

X

X

Atletas (trail ou mini-trail) ou caminheiros,

com mais de 18 anos, filiados na FPME

X

X

Atletas (trail ou mini-trail) ou caminheiros,

com mais de 18 anos, não filiados na FPME

X

X

O valor de inscrição inclui - dorsal, seguro de acidentes pessoal, abastecimentos, prémio de participação da 10ª CORRIDA DOS MOINHOS DE PENACOVA e duche.

7.1. Comprovativos de pagamento com data até às 24 horas de 15 de Agosto não são válidos para inscrições formalizadas depois dessa data, sem o devido acerto de pagamento segundo o indicado no regulamento para o 2º prazo de inscrição (00:00 de 16 de Agosto até às 24:00 de 20 de Agosto);

7.2. A ausência ou desistência do participante no decurso da atividade não lhe confere o direito à devolução da verba correspondente à taxa de inscrição;

7.3. O processo de inscrição é totalmente automatizado pelo que o respetivo programa não valida qualquer pedido de inscrição que não seja acompanhado de cópia digitalizada do comprovativo de pagamento ou pedido de inscrição efetuado para lá do prazo previsto para o seu encerramento.

INFORMAÇÕES – trail.moinhosdepenacova@gmail.com * 960 044 973

 

8. INSCRIÇÕES DE ÚLTIMA HORA Após 20 de AGOSTO a Organização reserva-se o direito de aceitar inscrições, a €15,00 / participante, caso existam condições para tal. No dia do evento apenas serão permitidas alterações de dorsais, unicamente para atletas que comprovem serem detentores de seguro de acidentes pessoais próprio, sem qualquer encargo adicional para as colectividades / atletas, contando os mesmos para a classificação geral, escalões e equipas.

 

9. SEGURANÇA - A organização, em colaboração com as autoridades, procurará impedir o tráfego automóvel no decurso da prova não se responsabilizando, no entanto, por qualquer acidente sofrido pelos atletas. Declina igualmente qualquer dano que a participação no 10ª CORRIDA DOS MOINHOS DE PENACOVA possa causar, quer aos concorrentes a si mesmo, quer a outros participantes, incluindo elementos estranhos à competição.

 

10. ALTERAÇÕES - A Organização reserva-se o direito de realizar as modificações que considere necessárias em função das diferentes condicionantes e da segurança dos participantes, bem como suspender a actividade se as condições meteorológicas assim o recomendarem ou por motivos de força maior. Qualquer modificação será devidamente afixada em painel informativo colocado no secretariado, local de partida ou nos pontos de controlo ao longo do percurso.

 

11. COMPORTAMENTO DESPORTIVO Todo o participante obriga-se a prestar auxílio a qualquer acidentado, não deteriorar ou sujar o meio ambiente e a seguir as indicações da Organização. A não observância deste ponto poderá ser punida com a desclassificação e outras sanções.

 

12. SANÇÕES Será desclassificado todo o concorrente que não cumpra o presente regulamento, não complete o percurso segundo o indicado, deteriore ou suje o meio ambiente, não leve o dorsal bem visível e não respeite as indicações da organização.

 

13. PRÉMIOS -  

ATLETAS - 10ª CORRIDA DOS MOINHOS DE PENACOVA (21 km)

·     Troféu original aos 3 primeiros classificados da Geral, masculina e feminina;

· Troféu representativo do artesanato regional aos 3 primeiros classificados de cada escalão competitivo e 5 primeiras equipas;

·     Medalhões ao 4º e 5º classificado de cada escalão;

·     Prémio de participação e outros brindes que a organização venha a angariar para todos os participantes;

·    Prémios monetários aos primeiros classificados da Geral, masculina e feminina, escalões e equipas segundo a seguinte grelha, em euros:

 

10º

Geral Masculina

150

125

100

80

70

60

50

40

30

20

Geral Feminina

150

125

100

75

50

 

 

 

 

 

Escalões

25

20

15

   

 

 

 

 

 

Equipas

90

75

60

   

 

 

 

 

 

Nota: Os prémios por escalões são acumuláveis com a classificação geral

ATLETAS - MINI-TRAIL DOS MOINHOS DE PENACOVA (12,6km)

 

· Troféu representativo do artesanato regional aos 3 primeiros classificados da Geral, masculina e feminina e 3 primeiras equipas;

·     Prémio de participaçãpo e outros brindes que a organização venha a angariar para todos os participantes;

NOTA 1 - A cerimónia de entrega de prémios, a ter lugar na Praia Fluvial do Reconquinho,  terá início às 12 horas.

NOTA 2 – É obrigatória a presença dos atletas premiados na cerimónia de entrega de prémios. A ausência dos atletas premiados da respectiva cerimónia de entrega de prémios entende-se como renúncia ao prémio, revertendo o mesmo para a Organização.

NOTA 3 – O direito aos prémios prescreve com o encerramento do evento (coincidente com a última entrega de prémios).

 

14. PRÉMIOS MONETÁRIOS Os atletas ou clubes contemplados com prémios monetários deverão indicar à organização o NIB e NIF correspondente a cada premiado (atleta ou clube), indispensáveis para a entrega do referido prémio através de depósito bancário.

 

15. CLASSIFICAÇÃO COLECTIVA - A classificação por equipas, separada para TRAIL e MINI-TRAIL, será obtida pela soma dos tempos dos 5 primeiros classificados de cada equipa, independentemente do escalão.

 

16. DIREITOS DE IMAGEM - A Organização reserva-se o direito de efetuar registos  fotográficos ou vídeo do evento e sua utilização para a divulgação do mesmo, na presente ou futuras edições, bem como outros eventos de cariz desportivo e social da sua autoria, sendo de sua propriedade o referidos registos.

 

17. ACEITAÇÃO DO REGULAMENTO - Todos os participantes, pelo facto de efectuarem a sua inscrição no 10ª CORRIDA DOS MOINHOS DE PENACOVA, aceitam o presente regulamento.

 

18. CASOS OMISSOS - Casos omissos, bem como eventuais protestos, serão analisados pela organização em conformidade com o Regulamento de Corrida em Montanha da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada.

 

 

* * INFORMAÇÕES * *

 

 

 

COMO CHEGAR À PARTIDA

A partida do 10ª CORRIDA DOS MOINHOS DE PENACOVA (TRAIL, MINI-TRAIL e Caminhada)  terá lugar na praia fluvial do Reconquinho (margem esquerda do rio Mondego, sobranceira à vila de Penacova).

Para planear a sua rota, por ocasião do 10ª CORRIDA DOS MOINHOS DE PENACOVA, recomendamos a consulta ao site www.viamichelin.pt.

 

HORAS DE PARTIDA

Às 8h30m para os atletas participantes no TRAIL (21 km) e às 8h45m para os atletas do MINI-TRAIL (12,6 km) e Caminheiros (10 km).

 

DUCHE E SANITÁRIOS

Para todos os participantes, possibilidade de tomarem duche após a competição ou passeio pedestre nos balneários da Praia Fluvial do Reconquinho.

 

PRÉMIOS

Cerimónia a ter início às 12 horas no Pódio instalado na Praia Fluvial do Reconquinho.

A ausência dos atletas premiados da referida cerimónia entende-se como dispensa do prémio conquistado revertendo o mesmo para a organização.

 

OFERTA DE DORMIDA EM PAVILHÃO

A Organização disponibiliza o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, junto às Piscinas Municipais de Penacova, para todos aqueles que desejem pernoitar nesse mesmo local na véspera da actividade (trazer colchão e saco-cama).

O acesso ao referido pavilhão poderá ser feito após as 20 horas de 26 de Agosto de 2017 e encerra às 8 horas de 27 de Agosto de 2017 pelo que todos aqueles que usufruirem desse espaço na véspera da actividade deverão retirar os seus pertences na manhã da prova, antes da realização da actividade desportiva.

 

ONDE DORMIR

Para todos aqueles que desejem chegar de véspera para melhor conhecer a beleza do concelho de Penacova, temos ao vosso dispor um parque hoteleiro que o receberá com eficiência.

 

Pensão Avenida

Telef.: 239 477 142 * Fax: 239 476 271 * www.pensaoavenida.com

 

Residencial São João

Telef. /Fax: 239 477 545

 

Casa de Repouso

Telef.: 239 477 137 * Telem.: 967 607 295 * www.casaderepouso.pt

 

Residencial Pérola do Mondego

Telef.: 239 472 855 | Fax: 239 472 859

 

Casa O Nascer do Sol

Telef./Fax: 239 478 000 * Telem.: 918 832 734 * www.casaonascerdosol.net

 

Casa da Carvoeira

Telef.: 239 476 451

 

Casa das Oliveiras

Telef.: 239 478 624 * Telem.: 938 079 193

 

Complexo Turístico Serra da Atalhada

Telem.: 968 020 106 * http://serradatalhada.no.sapo.pt

 

DADOS DA COMPETIÇÃO

Distância – 21 km

Desnível acumulado positivo – 990 metros

Altitude máxima – 476 metros (Moinhos da Portela)

Altitude mínima – 50 metros (partida e chegada - Praia Fluvial do Reconquinho)

Postos de abastecimento – 4 postos, unicamente com água, mais posto final, com, água, bebida isotónica, fruta fresca, chocolate e barras de cereais.

 

 

* * LINKS RELACIONADOS * *

 

CÂMARA MUNICIPAL DE PENACOVA - www.cm-penacova.pt

 

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE MONTANHISMO E ESCALADA - www.fpme.org

 

TURISMO DO CENTRO - www.turismodocentro.pt

 

 

               

A 10ª CORRIDA DOS MOINHOS DE PENACOVA DESENROLA-SE NO CENÁRIO DE EXCEPCIONAL BELEZA NATURAL DA SERRA DO BUÇACO  E MARGENS DO RIO MONDEGO PELO QUE SERÁ OBRIGAÇÃO DE TODOS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE, EVITANDO ABANDONAR DESPERDÍCIOS FORA DAS ÁREAS DE CONTROLO.

DO NOSSO COMPORTAMENTO (ORGANIZAÇÃO E PARTICIPANTES) DEPENDERÁ O FUTURO DA PROVA.